O Lapac inicia nesta quinta-feira, 1º de outubro, a campanha Solidariedade que Contagia, que tem por objetivo promover o combate ao câncer de mama. As iniciativas serão concentradas em três frentes - ação social, informação e formação - e fazem parte do Outubro Rosa.
Segundo o patologista-chefe do Lapac, Dr. Gerônimo Jr., a ideia é aproveitar o engajamento de toda a sociedade em torno do Outubro Rosa para fomentar os cuidados preventivos com a doença. "Sabemos da grande demanda que há na rede pública de saúde, por isso vamos aproveitar o Outubro Rosa para oferecer a realização de diagnósticos patológicos gratuitos do câncer de mama. É uma iniciativa que visa mostrar que, unindo forças, sempre é possível fazer mais", comenta.
Os diagnósticos serão realizados mediante encaminhamentos das ONGs Fundação Maria Carvalho Santos (Teresina - PI) e Amar Mais (Imperatriz - MA).
"As duas ONGs parceiras já possuem uma rede de relacionamento com os médicos locais e têm a expertise para identificar as pacientes que não teriam condições de arcar com os custos do exame histopatológico. Será um trabalho feito com muito prazer por todos os nossos profissionais. Exames com qualidade, rapidez e segurança para quem mais precisa", completa Gerônimo Jr.
Além dessa iniciativa, o Lapac intensificará a promoção de informações sobre o câncer de mama, tanto para o profissionais da saúde quanto para o público leigo.
"O Lapac acredita muito no poder da informação. O compartilhamento do conhecimento é fundamental para progredirmos enquanto sociedade. Esse é um dos valores do nosso trabalho, que já começa a ser reconhecido a nível internacional", conclui o médico, que é um dos 20 patologistas mais influentes no uso científico das redes sociais em todo o mundo, segundo a revista britânica The Pathologist.