Humanização em saúde e patologia: uma conversa com Dr. Gerônimo Jr.

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Segundo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, "humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde". O tema ainda é objetivo de discussão acadêmica, mas é possível citar algumas diretrizes que contam com um certo grau de consenso: ambiente organizacional, relações construtivas, rapidez, comunicação e canais de atendimento.

No Lapac, essas diretrizes são consideradas em todo o processo de trabalho do laboratório. Afinal, a promoção da saúde é fruto de um trabalho coletivo, com pacientes e profissionais sendo atores proativos e complementares no processo de tratamento e promoção do bem-estar. Confira uma conversa com o Dr. Gerônimo Jr, patologista-chefe do Lapac, sobre a humanização para os serviços de saúde em patologia.

BLOG LOPAC: Por que os serviços de saúde ainda têm dificuldade para oferecer um atendimento humanizado?

DR. GERÔNIMO: É preciso entender que os serviços de saúde, em sua grande maioria, estão sobrecarregados, com crescentes demandas e poucos profissionais. Os motivos para esse desequilíbrio são variados, mas é um fato que dificulta um atendimento mais humanizado.

Assim, estamos inseridos em um contexto com pouca estrutura física e poucos profissionais; e esses são dois componentes fundamentais neste trabalho.

Fora isso, precisamos vencer a tendência mais tecnicista dos serviços de saúde, em que o paciente é visto de maneira fragmentada. Pelo contrário, é perceber o paciente em sua integralidade, nos aspectos físicos e psicológicos e oferecer serviços multiprofissionais e personalizados para cada realidade.

BLOG LAPAC: Como você enxerga as perspectivas para a humanização e os serviços de saúde?

DR. GERÔNIMO JR.: Vejo como uma tendências crescente e uma exigência dos novos tempos. Os pacientes estão mais conscientes e mais informados, o que é muito bom, pois tendemos a ter uma relação mais horizontal, com condutas terapêuticas vistas com as diversas especialidades envolvidas no tratamento e com o próprio paciente; afinal, o sucesso nos tratamento se torna difícil quando não há engajamento e comprometimento destes.

BLOG LAPAC: De que forma é possível oferecer um serviço de anatomia patológica humanizado?

DR. GERÔNIMO JR.: Há muito, os médicos patologistas eram percebidos pela sociedade como profissionais distantes do cotidiano dos pacientes, analisando as amostras encaminhadas pelo médico solicitante. Aliás, muitos pacientes nem mesmo têm uma noção mínima da importância do trabalho do médico patologista para a promoção da sua saúde e do bem-estar.

E, felizmente, estamos mudando gradativamente essa percepção, pois estamos cada vez mais envolvidos no cotidiano dos pacientes e dos médicos parceiros, levando informações relevantes, debatendo casos e, sobretudo, colocando o nosso saber médico à disposição dos tratamentos.

Por isso, percebo que oferecer um serviço de patologia humanizado significa ser uma ponte de diálogo com todos os atores que nos cercam, sejam eles os profissionais de saúde ou pacientes.

BLOG LAPAC: E como o Lapac tem trabalhado para oferecer um serviço humanizado?

DR. GERÔNIMO JR.: Estando cada vez mais próximos dos médicos parceiros e dos pacientes. E fazemos isso com diálogo aberto, franco e acolhendo cada dúvida com a mesma prioridade que damos à análise das amostras. Pois sabermos que com um diálogo facilitado possibilita que o médico solicitante tenha clareza sobre uma possível conduta terapêutica e o paciente, por sua vez, mantenha esperança e comprometimento no tratamento ou diminua a angústia de uma dúvida.

Por isso, é nosso compromisso sermos uma ponte para informações qualificadas e o Lapac Humaniza é um ótimo exemplo dessa atuação. Além disso, é claro, também é nosso compromisso realizar o melhor serviço de patologia cirúrgica e molecular, com a proximidade e dedicação que os casos necessitam. Afinal, por trás de cada material analisado, há sonhos e histórias de vida que merecem nosso total respeito; e esse nosso compromisso é feito de maneira concreta, quando trabalhamos com Rapidez, Segurança e Qualidade, que é a nossa marca há 22 anos.

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