As doenças gastrointestinais são um conjunto de condições médicas que podem afetar todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Essas patologias se apresentam a partir de uma variedade de sintomas, como dores e cólicas abdominais, diarreia, perda de peso, fadiga e presença de sangue nas fezes.
O diagnóstico preciso muitas vezes requer uma abordagem integrada de métodos: histórico clínico, exames de sangue, exames de fezes, colonoscopia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, radiografias e exames anátomo-patológicos.
Esses últimos são especialmente importantes quando o caso se apresenta em maior complexidade, sendo necessário uma análise mais aprofundada a partir de um pequeno fragmento do tecido ou órgão, obtido por meio de biópsia.
No caso das doenças gastrointestinais, o trabalho do médico patologista envolve a colaboração direta com o médico solicitante do exame, responsável por encaminhar a amostra obtida pela biópsia ao laboratório de patologia.
No laboratório de patologia, a amostra passar pelas seguintes etapas:
Fixação e processamento: para a criação de lâminas que possam ser examinadas ao microscópio.
Coloração: para aplicação de corantes artificiais que destaquem diferentes características da amostra, facilitando a análise do médico patologista.
A etapa seguinte é a realização efetiva do exame microscópico, quando o médico patologista analisa a amostra e emite um diagnóstico, descartando ou identificando inflamações, infecções, neoplasias benignas e malignas ou, ainda, solicitando exames complementares.
Além do diagnóstico, o médico patologista pode fornecer informações sobre a probabilidade de progressão da doença gastrointestinal e orientações sobre os tratamentos mais adequados para o caso em análise.
Lapac: referência regional em patologia cirúrgica e molecular
O Laboratório Lapac possui mais de duas décadas de serviços prestados à medicina do Piauí e do Maranhão. Ao buscar resolver a quase totalidade dos casos no próprio laboratório, o Lapac garante mais rapidez na entrega dos resultados, sem abrir mão do padrão de excelência dos diagnósticos.
Atualmente, são quatro unidades descentralizadas no Piauí e no Maranhão, com uma ampla oferta de exames, proporcionando mais segurança e comodidade aos médicos, hospitais e laboratórios parceiros.