Em um processo natural de envelhecimento do organismo, a terceira idade traz consigo o aumento do risco do surgimento de muitas doenças, entre elas o câncer. Saber as principais neoplasias que atingem essa faixa etária também contribui para a prevenção primária dessas doenças a partir da adoção de hábitos mais saudáveis.
Idosos possuem 11 vezes mais chances de desenvolver a doença do que os mais jovens, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além do declínio funcional do organismo, por conta da idade, o acúmulo de maus hábitos durante a vida também contribui para a maior incidência. Confira as quatro principais neoplasias para essa faixa etária, listadas pelo próprio Inca
Câncer de pele não-melanoma
O câncer de pele não-melanoma está entre os mais frequentes nos idosos. Contribui bastante para o alto índice da doença os vários anos de exposição ao sol. Geralmente, o tumor se manifesta como manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram, ou como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Idosos de pele, cabelos e olhos claros fazem parte do principal grupo de risco. Não negligenciar esses sintomas é o principal passo para a detecção precoce da doença e o consequente sucesso no tratamento.
Saiba mais sobre os exames utilizados para o diagnóstico do câncer de pele
Câncer de próstata
Segundo o Inca, 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O tumor fica localizado na glândula entre a bexiga e a pélvis e que é responsável pela produção do fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides. Os principais sintomas da doença são: necessidade de urinar com frequência, dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina, sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada, presença de sangue na urina e disfunção erétil.
A indicação é que homens acima de 50 anos façam o exame de próstata todos os anos para detectar precocemente alterações na glândula.
Câncer de estômago
O câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres, também segundo o Inca. Ele atinge, em sua maioria, homens entre 60 e 70 anos. Além da idade, outros fatores estão relacionados ao surgimento dessa neoplasia: excesso de peso, consumo de álcool, tabagismo e consumo excessivo de sal.
Apesar de não apresentar sintomas específicos, alguns sintomas podem ocorrer como, por exemplo, perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.
Câncer de mama
O câncer de mama afeta as mulheres gradativamente conforme o aumento da idade. Segundo o Inca, quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. A doença pode progredir rapidamente e ser bastante grave, ou ter progressão mais lenta - o que facilita o processo de cura na detecção precoce.
A doença pode apresentar os seguintes sintomas característicos: caroço na mama (geralmente fixo e incolor), pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na axila ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. Assim, uma das principais estratégias é a realização dos exames preventivos.
Em todos os casos, o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso de um tratamento. Além disso, é preciso que essa descoberta proporcione informações qualificadas para que os médicos tracem o caminho terapêutico mais efetivo para aquele caso em particular. Saiba mais sobre a importância do diagnóstico de qualidade para um tratamento eficaz.
R. Anísio de Abreu, 502
Centro Sul – Teresina/PI
(86) 3221-9141
(86) 3223-9757
UNIDADE PARNAÍBA
Av. Presidente Vargas, 849 – Sala 2
Centro – Parnaíba/PI
(86) 3321-1571
R. Barão de Capanema, 185
Centro – Bacabal/MA
(99) 98517-0739
Av. Euripedes de Aguiar, 546
Centro – Floriano/PI
(89) 99419-7010
Olá! Fale com o Lapac pelo WhatsApp.